O Torq, núcleo de inovação aberta para o mercado financeiro, divulgou o nome da startup vencedora do Fintech Innovation Challenge Crossborder Payment, desafio criado para estreitar os laços entre o ecossistema brasileiro de inovação e o mercado exterior. A WEPayments, empresa que trabalha com a conversão e o processamento de pagamentos internacionais de grande porte no Brasil, foi escolhida por uma banca composta por diretores de grandes empresas e executivos da Sinqia em evento realizado nesta segunda-feira, 24.
O desafio, feito em parceria com o governo britânico e com o apoio do Open Banking Excellence (OBE), comunidade líder mundial de pioneiros em Open Banking e Open Finance, teve como objetivo fomentar soluções tecnológicas de pagamentos internacionais. O evento serve como ponte para que fintechs de todo o mundo tenham acesso estratégico a uma das principais iniciativas de inovação para o mercado financeiro no Brasil.
Durante uma semana, a WEPayments e as outras duas startups finalistas (Fondy e Emerchantpay) passaram por mentorias intensivas com especialistas da Sinqia de áreas como tecnologia, negócios e relacionamento com o cliente. As empresas também colocaram a mão na massa em uma maratona de ideação e prototipação, afinando suas soluções tecnológicas para demandas específicas da Sinqia.
Com o plano de operar por conta própria no mercado de comércio exterior, sem o intermédio de terceiros, a WEPayments propõe um produto de pagamento internacional mais rápido e seguro, capaz de facilitar a vida de clientes globais que desejam realizar transações financeiras no Brasil. “Recebemos recentemente a licença para operar como instituição de pagamentos do Banco Central do Brasil. Agora, somos capazes de oferecer ainda mais soluções para o mercado internacional”, afirmou Fernanda Zago, CEO da WEpayments.
De acordo com Celso Filho, gerente de produto de câmbio da Sinqia, o fato da companhia selecionada já ser uma instituição de pagamento facilitou a escolha. “É de grande importância. Isso não só ajuda os consumidores, como também facilita inúmeros processos comerciais”, afirmou.
A banca de avaliação foi composta por uma equipe multidisciplinar que avaliou o valor do negócio para a área de pagamento internacional da Sinqia, o nível de inovação, a adequação ao tema do desafio e a viabilidade técnica do projeto. Juntas, a WEPayments e a Sinqia trabalharão em integração de soluções, que irão culminar em um contrato de parceria.
“Para acelerar a inovação, devemos impulsionar a conexão entre as soluções disponíveis no mercado. Unindo o trabalho de uma startup promissora como a WePayments, e uma gigante como a Sinqia, conseguimos agregar valor para todo o mercado financeiro”, disse Daniela Agostini, coordenadora de cultura e ecossistema de inovação do Torq.
O Brasil e o cenário de pagamentos internacionais
Além da escolha da startup vencedora, o evento ainda contou com falas sobre o cenário de pagamentos internacionais ao redor do mundo e qual é o papel do Brasil dentro do contexto global. Para João Pedro Fernandes, gerente de negócios de serviços financeiros do governo britânico, as quatro principais tendências na área são: open banking, ativos digitais, pagamento digital e finanças relativas ao clima.
“Entre essas tendências, a mais importante é o mercado verde. O futuro passa pelo ESG, não só porque é a coisa certa a se fazer, mas porque há muito espaço para inovação, melhoria e muitos interessados em comprar essas soluções”, afirmou Fernandes.
Já James Kind, gerente de crescimento do Open Banking Excellence, destacou o importante papel alcançado pelo Brasil no mercado global de Open Finance. “O Brasil se estabeleceu como um dos líderes mundiais nesse setor. O país tem a taxa de adoção de Open Banking mais rápida do mundo. PIX é um sucesso, mas é só o começo”, disse.
Sobre o Torq
Criado em 2018, o Torq é o núcleo de inovação aberta para o mercado financeiro . Por meio de programas de aceleração e de aportes financeiros em startups, o projeto leva novas tecnologias para a Sinqia e, por sua vez, para o mercado financeiro. Em 2021, a empresa criou o Torq Ventures, um corporate venture capital que investe em startups ligadas ao futuro dos serviços financeiros.
Sobre a Sinqia
A Sinqia é a maior empresa de tecnologia para o mercado financeiro no Brasil. Há 17 anos executa uma estratégia de consolidação que resultou na liderança do setor após 23 aquisições. Desde 2017, é eleita como uma das 100 maiores fintechs do mundo, de acordo com a IDC. Com perfil arrojado e inovador, a companhia processa bilhões de transações diariamente, atendendo 8 a cada 10 players do mercado financeiro, e pertence a um seleto grupo listado no Novo Mercado da B3.
+ There are no comments
Add yours